sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mesa diretora da Câmara busca respostas às diversas demandas da VRS 802

Na última quarta-feira (14) os vereadores integrantes da mesa diretora da Câmara de Morro Redondo, Angelica Milech, Claudio Klumb, Lauro Rodrigues e Silvia Wahast, participaram de reuniões no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-Regional), em Pelotas.
No Daer, os vereadores foram recebidos pelo superintendente, engenheiro Luiz Antônio Moreira Teixeira, onde cobraram diversas demandas para o município – já de conhecimento do departamento.
Entre os assuntos pautados, a mesa questionou novamente sobre os recuos da VRS 802 – que liga Morro Redondo a BR 392, que teve o estudo do local já feito no começo deste ano para a colocação de 16 recuos, ambos dos dois lados da via. Segundo o superintendente, o processo segue tramitando junto ao setor de engenharia do Daer que estuda o início da colocação dos recuos.
Aproveitando, os quatro vereadores também questionaram mais uma vez a precariedade da VRS, que tem dificultado o acesso dos motoristas, inclusive colocando a vida dos condutores em risco. O responsável pela pasta assegurou que uma equipe do Daer estará no local nos próximos dias para fazer as melhorias necessárias. Um pedido de recapeamento foi novamente feito e sugerido pelos vereadores, que ouviram de Moreira a possibilidade de acontecer até o final do ano, através de uma verba que poderá ser disponibilizada pelo governo estadual.
Outro fator de preocupação da mesa – e uma das reivindicações da comunidade, disse respeito aos postes que foram colocados pela CEEE muito próximos da via, podendo acarretar em graves acidentes. Para este assunto foi feito contato imediato com a companhia que garantiu um novo estudo para readequação dos postes.
Os integrantes da mesa diretora buscaram ainda informações sobre a concessão de linhas intermunicipais para o município, outra demanda que já vem sendo estudada, e que é de interesse da comunidade local.
Finalizando o encontro no Daer, o grupo pediu a oficialização do nome da via, que a cerca de oito anos mudou de VRS 302 para 802.
Já na CEEE, o principal assunto tratado com o gerente Sergio Danilo Abreu, foi sobre os novos postes de concreto fixados – também questionados ao Daer.
Para gerente, os postes devem obedecer a área de domínio de 15 metros do eixo da via, o que não ocorreu em se tratando de que, em alguns lugares, os mesmos iriam invadir algumas propriedades e em virtude de urgência da colocação e religação da rede, optando-se por fazer a colocação imediata.
Após analisar o projeto e o material apresentado pelos vereadores, o gerente da companhia reconheceu que será preciso fazer um novo estudo para readequar os postes.
Para a mesa diretora as reuniões foram produtivas, e continuarão buscando o apoio das duas instituições procuradas para que as demandas – algumas de vários anos, sejam atendidas, já que são de responsabilidade das mesmas. “Nossas preocupações e anseios são os mesmos da comunidade que nos reivindica. Em se tratando destas solicitações, nos sentimentos muitas vezes ‘amarrados’ por não depender unicamente da nossa vontade política”, esclareceram.
Na tarde desta quinta-feira (15), funcionários do Daer estiveram no local e deram início a operação tapa-buracos. Na segunda (23), a equipe irá retornar para dar continuidade as melhorias previstas. Também na quinta um engenheiro da CEEE esteve na VRS fazendo uma nova medição dos postes para a readequação dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário