sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Vereadora acompanha visita do Coordenador Regional da SDR em Morro Redondo e pede atenção do Estado para a agricultura do município


Foto: Ascom

A vereadora Angelica, presidente da Comissão de Agricultura e Fomento Econômico da Câmara (CAF), juntamente com os vereadores, Claudio Klumb e Davi Schiavon – também integrantes da comissão, a vereadora Silvia Wahast (PP), o assessor do deputado estadual Catarina Paldini (PSB), Luis Eduardo,  o atual secretário de agricultura do município Miguel Paiva, acompanhou a visita do Coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Darci Cunha.

O encontro, que ocorreu nesta quinta-feira (11) em Morro Redondo, foi programado através de reunião da vereadora com o deputado estadual Catarina Paladini (PSB), que buscou saber das demandas do município e quais áreas enfrentavam maiores dificuldades.

Para a vereadora, as dificuldades são gerais em todas as áreas, mas a atual realidade do município, desperta para uma preocupação com a agricultura em diversos aspectos, entre elas, os poucos incentivos para o jovem rural, e para o pequeno produtor que está parando com suas atividades.

Entre as visitas realizadas, eles estiveram na Indústria de Conservas Neumann onde conversaram com o proprietário Albino Neumann que relatou sobre a realidade da fábrica, e sua perspectiva sobre o que pode ser mais incentivado pelo governo estadual. Para o empresário, percebe-se que os jovens não se interessam pela agricultura, devido a falta de investimentos ao setor.

Após, o coordenador visitou alguns empreendimentos do roteiro turístico Morro de Amores, para que possam ser também articulados mais incentivos para a área.
Foto: Ascom


Produtores rurais do município também estiveram na agenda de visitas do grupo. Na propriedade do senhor Antônio Schmidt no Rincão da Caneleira, Darci pode conhecer um dos maiores produtores de tomate da região.

Para a vereadora, o dia foi produtivo. Foram solicitadas diversas demandas como a busca por informações sobre o projeto do Feaper que esta na secretaria de agricultura do Estado referente ao Kit Feira, para os produtores que participam da feira da agricultura familiar. O secretário de agricultura Miguel Paiva, solicitou apoio quanto ao projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que também esta para análise da secretaria do estado.

Implantação de incentivos para a produção de gado jersey no município, e para os minimamente processados – através de agroindústrias, também foram contemplados nas reivindicações dos vereadores.

Para o coordenador, as visitações foram fundamentais para conhecer a realidade agrícola do município e a partir daí buscar incentivos que possam contemplar as necessidades de Morro Redondo. “A partir de agora, vamos buscar dar encaminhamento às demandas solicitas pelos vereadores, através da secretaria”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário